Cidades Inteligentes.
Confira os Resultados da Oficina Chesi
em São Lourenço-MG
SOBRE A OFICINA
O objetivo da Oficina Chesi foi apresentar o diagnóstico do município de São Lourenço e estabelecer diretrizes básicas para os instrumentos de planejamento municipais e a construção do Plano Diretor da cidade. Para isso, foram considerados cinco agentes de inovação.
Inicialmente, foi verificado o grau de conhecimento sobre políticas públicas dos agentes de inovação presentes na oficina. Em seguida, foram identificados os planos estratégicos e setoriais existentes e vigentes no município.
Foi conferida a comunicação entre os agentes de inovação no processo de escolha de projetos que culminou na qualidade de vida da população. Além disso, foram analisados se os agentes conheciam projetos de âmbito nacional que podiam ser implantados em São Lourenço, bem como como era feita a captação de recursos para o município.
Por fim, foi buscado entender a “Cidade que temos” e buscar “Cidade que queremos” no apoio na elaboração de um planejamento estratégico municipal como, por exemplo, o Plano Diretor.
A AREA apoia a construção de cidades inteligentes.
Durante os dois dias de encontro tivemos a participação de 73 representantes dos mais diversos lugares da cidade, sendo:
-
30 Representantes da Prefeitura Municipal.
-
6 Representantes da Câmara Municipal
-
3 Representantes de Conselhos Municipais de Direitos.
-
10 Representantes de Empresas da região
-
20 Representantes de associações do terceiro setor (ONGs)
-
2 Representantes do Ministério Público
-
2 Representantes de Faculdades e Universidades.